Blog

Veja nossas dicas! Consulte enviando sua dúvida pelo e-mail CONTATO!

Restituição do Imposto de Renda

 

 
 
 

QUANDO ACONTECE A RESTITUIÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?

A restituição do Imposto de Renda acontece quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que o devido. Assim, ele tem direito a receber de volta o valor pago indevidamente.

O VALOR É CORRIGIDO?

Sim, o valor da restituição é corrigido pela taxa SELIC, desde o mês de abril do ano no qual a declaração IRPF foi entregue, até o mês no qual for feito o crédito da restituição.

COMO DECLARAR O VALOR RECEBIDO DE RESTITUIÇÃO DE IR?

O valor recebido em restituição de Imposto de Renda deve ser declarado como Rendimento Isento e Não Tributável na declaração anual de ajuste.

QUANDO DEVOLVEM MEU DINHEIRO?

O calendário de restituição costuma ocorrer nos meses seguintes ao mês de abril, em 5 lotes mensais, até o mês de dezembro do mesmo ano em que foi declarado o IRPF, porém já houve anos nos quais o governo atrasou tal calendário.

COMO DEFINEM QUEM RECEBE PRIMEIRO?

O primeiro lote é encaminhado para contribuintes que possuem prioridade legal (idosos e portadores de moléstia grave ou deficiência física ou mental). Geralmente, quem paga o IR primeiro também recebe a restituição com maior antecedência.

COMO CONSULTO A SITUAÇÃO DA MINHA RESTITUIÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?

Acesse o Google e digite CONSULTA RESTITUIÇÕES IRPF. Será apresentado o link que leva você direto para a página de restituições da Receita Federal.

QUAL O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO PARA 2021?

Tão logo o governo defina o cronograma dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2021 (IRPF2021), estaremos divulgando o mesmo aqui.

 

Receba novidades