Blog

Veja nossas dicas! Consulte enviando sua dúvida pelo e-mail CONTATO!

MEU LIVRO CAIXA FOI PARA A NUVEM - E AGORA?

 

 
 

Sim a Receita Federal, a partir de agora (01/02/2021), somente disponibiliza aquele programa do Livro Caixa dela no eCAC que é a central do contribuinte no site dela. Para preencher o livro, é necessário acessar o eCAC com um CPF eletrônico (eCPF), com um código de acesso e senha ou com uma Procuração Digital.

O preenchimento do Livro Caixa no eCAC se assemelha bastante ao processo que era realizado no programa antigo. As regras do que deve ser considerado nas receitas e despesas não foram modificadas.

As receitas a serem consideradas podem ser tanto as receitas profissionais recebidas de outras Pessoas Físicas, quanto as receitas de aluguel também recebidas de outras Pessoas Físicas bem como as receitas provenientes do exterior.

As despesas do exercício da atividade profissional e manutenção do local de trabalho permanecem sendo dedutíveis. No caso de tributação de aluguel recebido de outra pessoa física, agora tem que informar o valor bruto e, em separado, a despesa com a taxa de administração bem como outros descontos. O próprio programa vai calcular o aluguel líquido a ser tributado.

É importante salientar que quem vier a preencher o Livro Caixa, por estar no ambiente do contribuinte no eCAC, também poderá, se assim o desejar, acessar todas as demais informações deste contribuinte na Receita Federal. Por isso, a decisão a respeito de quem irá realizar esta tarefa é muito importante, ficando aqui a nossa sugestão de, se não for o próprio contribuinte, que o Contador responsável pelo preenchimento da declaração IRPF seja contratado para tal atividade, afinal ele já tem conhecimento de praticamente todas as informações que poderia encontrar por lá, além do compromisso de respeitar o sigilo fiscal do seu cliente.

 
 

Receba novidades